Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais
Representa desde 1914 a maior instituição humanitária do mundo em todo o estado de Minas Gerais.
A Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais I(CVB-MG) foi fundada em 1914, tornando-se a segunda filial da Cruz Vermelha no Brasil. A fundação ocorreu em um contexto de crescente necessidade de assistência humanitária, impulsionada pela Primeira Guerra Mundial e a promulgação do Decreto 2.380/1910, que regulamentou as associações da Cruz Vermelha no país.
Desde sua criação, a CVB-MG tem se dedicado a prevenir e aliviar o sofrimento humano, atuando em situações de emergência e desastres naturais, além de promover campanhas de saúde pública e assistência social.
Planejamento Estratégico CVB-MG
Eixos de atuação
Os eixos de atuação da Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais, conforme seu Estatuto Nacional, são organizadas para atender às adversidades ambientais e diversidades sociais em todo o estado de Minas Gerais, visando tornar as comunidades resilientes nas seguintes áreas em foco:
Prevenção de desastres e redução de riscos ambientais e urbanos
Assim como no apoio de pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo também a população de migrantes nacionais e estrangeiros.
Segurança alimentar e acesso à água potável de qualidade
Contribuindo com a melhoria dos índices de desenvolvimento humano (IDH) e redução das desigualdades sociais nos municípios de Minas Gerais.
Participação da comunidade em programas humanitários
De modo a proporcionar autogestão comunitária e medidas contra o analfabetismo, com a oferta de ensino profissionalizante e especial.
Ampliação do conceito de mundo em paz e difusão do Direito Internacional Humanitário e da oferta de saúde
Observado o disposto na Lei nº 8.080 - Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS), alinhamos nossos serviços às práticas legais no segmento.
Medidas contra o analfabetismo
Ampliação da oferta de Ensino Profissionalizante e Ensino Especial, através de cursos de capacitação livres, de média ou longa duração e do Programa Ação Jovem.
Público atendido
Entre os públicos diretamente atendidos pela CVB-MG, de forma continuada, estão adolescentes de Belo Horizonte e região metropolitana, a população idosa, famílias e indivíduos em situação de desemprego, usuários da rede de assistência social e imigrantes.
Para isso, a CVB-MG conta com doações feitas por pessoas físicas ou empresas, além de parcerias com órgãos públicos e privados, que permitem ações de ajuda humanitária em todo o estado de Minas Gerais.
Por fim, a instituição também atualiza periodicamente seus serviços, focos de atuação, projetos e ações, de acordo com a realidade e mudanças sociais que exigem uma adaptação ou atenção maior a questões que se adequam ao seu trabalho de ajuda humanitária.
Nossa história em Minas Gerais
Com um pioneirismo visionário e atuação inéditos, a CVB-MG possui uma história representativa no estado de Minas Gerais ao longo de mais de 11 décadas.
História essa que tem entre seus destaques uma Guerra Mundial, participação em avanços da Medicina no país, tragédias mundiais, referência em Primeiros Socorros e Enfermagem, apoio às instituições públicas e privadas e, acima de tudo, uma atuação contínua e humanizada a todos os mineiros que precisam de nós.
E que reafirma e renova, a cada dia, o nosso compromisso com soluções inovadoras e uma busca permanente pela excelência e eficácia em todos os seus eixos de atuação.
Certificados e premiações da CVB-MG
CEBAS
A CVB-MG é reconhecida pelo Governo Federal com a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com o certificado do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Prêmio Ser Humano
Em 2024, A CVB-MG recebeu o Prêmio Ser Humano por seu Curso de Cuidador da Pessoa com TEA, concedido pela ABRH-MG às organizações cujas práticas inovadoras são referência no mercado no contexto social e humano.
Prêmio Notáveis
Também em 2024, a parceria firmada pela CVB-MG com a Edenred ficou com o 1º lugar na categoria “Parceria Transformadora” do Prêmio Notáveis, que homenageou organizações que criaram um legado duradouro no campo da solidariedade, através de parcerias.
Coordenações regionais
Além da sede da CVB-MG em Belo Horizonte, a instituição conta com outras duas coordenações, que respondem à afiliada de Minas Gerais mas foram criadas a fim de reduzir o tempo de atendimento ao sofrimento humano em diferentes regiões do estado.
Por isso, a CVB-MG possui uma coordenação em
Governador Valadares desde 2017, com 7 membros do Núcleo Administrativo e mais de 130 voluntários. Ela é responsável pelo atendimento nas regiões do Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha, Vale do Aço e Alto do Rio Doce. Por sua vez, a
coordenação de Mariana está localizada na Região dos Inconfidentes, e atua com cerca de 30 membros e voluntários dando suporte à CVB-MG também na Zona da Mata, Alto Paraopeba e Campo das Vertentes. A coordenadoria surgiu em 2015, após o rompimento da Barragem de Fundão.

