Grupo Aconchego

O Grupo Aconchego – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para  Pessoa Idosa, fundado em setembro de 2010 de forma planejada, gratuita e continuada, visa ações de convivência, de socialização, de integração e organização social, de forma complementar ao trabalho social com famílias, com vistas ao processo de um envelhecimento saudável, ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, à prevenção de situações de risco social e à conquista de direitos da pessoa idosa,  conforme orienta a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. 


Quem pode participar?

Podem se inscrever no Grupo Aconchego,  é necessário:

- Comparecer à sede da CVB-MG, das 13h às 17h, de segunda a sexta, e preencher a ficha de inscrição;

- Ter idade igual ou superior a 60 anos;

- Residir em Belo Horizonte ou região metropolitana;

- Passar por triagem socioassistencial, que dará prioridade às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e/ou risco pessoal.


Além disso, é possível também solicitar através da rede socioassistencial (CRAS) o encaminhamento para fazer parte do Grupo Aconchego. Neste caso, a pessoa idosa terá prioridade em relação aos demais inscritos.


Dúvidas sobre o Grupo Aconchego

Quaisquer dúvidas sobre o Grupo Aconchego podem ser esclarecidas comparecendo à sede da CVB-MG, na Rua Gastão Bráulio dos Santos, 837 - Gameleira (BH) ou através de ligação para o telefone (31)3239-4200 Ramal: 4219.

Toda a participação das atividades do grupo são gratuitas e periódicas.


Atividades e ações realizadas

O Grupo Aconchego tem aproximadamente 40 participantes que se reúnem semanalmente, no horário da tarde, conforme o planejamento de atividades.


As ações desenvolvidas abrangem desde oficinas de arte, atividades de dança, artesanato, estimulação cognitiva, palestras sobre assuntos relevantes para a 3ª idade (saúde, educação, convívio familiar e outros), participação no projeto intergeracional com adolescentes do programa Ação Jovem, dentre outros.


Documentos para inscrição

  • Documentos pessoais

    • Cópia da carteira de identidade (frente/verso)
    • Cópia do CPF
    • Cópia Comprovante de endereço
    • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do Curador
    • Cópia comprovante de pagamento do INSS ou pensão ou Benefício de Prestação Continuada.
    • Cópia do comprovante de recebimento de pensão alimentícia ou declaração escrita de próprio punho (de acordo com o modelo abaixo) do beneficiário. Caso não tenha pensão alimentícia, apresentar também declaração original de próprio punho (de acordo com o modelo abaixo) informando que não recebe em caso de mãe e pais separados
    • Cópia de documento de registro de veículo
    • Cópia recente das contas de luz, da conta de água, das contas de telefones fixos e celulares.
    • Cópia do IPTU
    • Se casa alugada: Cópia de contrato de locação ou recibo de aluguel.
    • Se casa cedida ou herdada: original de declaração (de acordo com o modelo) escrita a próprio punho, informando que não paga aluguel, mas que também não possui a documentação do mesmo.
    • Em caso da existência de doença crônica na família apresentar cópia do laudo médico e/ou receita médica com data dos últimos três meses.
Share by: