CVB-MG recebe empresas e voluntários envolvidos na campanha SOS Chuvas 2022

CVB-MG recebe empresas e voluntários envolvidos na campanha SOS Chuvas 2022

celebrando os números que alcançamos e as pessoas que ajudamos”. disse Ricardo Márcio, presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial Minas Gerais.

No dia 18 de agosto a CVB-MG preparou um café da manhã para receber os representantes das empresas parceiras da campanha SOS Chuvas 2022. Na ocasião foram apresentados os números finais e pessoas impactadas. A ação começou no início de janeiro de 2022 e abrangeu diversas cidades do Estado de Minas Gerais, não só com as doações físicas, mas também através do cartão humanitário.

Confira alguns números:

  • 28.204 litros de água doados
  • 5.786 kits de higiene pessoal distribuídos
  • 26.428 materiais de limpeza distribuídos
  • 339.067 quilos de donativos distribuídos
  • 5.044 cartões humanitários entregues 

Representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, BHTrans, CDL-BH, Grupo Mulheres do Brasil e das empresas Localiza, Hatch e Minas Medical marcaram presença e elogiaram o trabalho realizado pela instituição.

“Onde você vê alguém chegando com a roupa da Cruz Vermelha, do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil é algo maravilhoso e faz a gente acreditar no ser humano de uma forma diferente”, declarou Fausto Izac, vice-presidente da CDL-BH.

O presidente Ricardo Márcio reforçou a importância de parcerias com o segundo setor, destacando as diversas formas de contribuição que uma empresa proporciona quando apoia a instituição, como o Programa Jovem Aprendiz, os cursos de Primeiros Socorros e o trabalho com refugiados venezuelanos através da Casa de Passagem.

“Ter parceiros como a Cruz Vermelha nos faz sair do romantismo de ter uma visão e fazer isso virar uma ação”, disse Lucas Soares, representando a empresa Hatch.


Num segundo momento foi realizada uma homenagem aos voluntários que se dedicaram à campanha SOS Chuvas 2022 tanto em campo quanto na sede, trabalhando com o recebimento, organização e separação dos donativos arrecadados. “Os voluntários são a alma da Cruz Vermelha, sem eles nada seria possível”, reforçou o presidente da instituição.


Campanha SOS Chuvas

A campanha SOS-Chuvas tem o foco nas populações vítimas dos eventos causados pelas chuvas, muitas vezes já fragilizadas por situações do cotidiano devido às múltiplas carências, a partir daí ocorre uma sobreposição de vulnerabilidades.

A CVB-MG procura então, em momentos como esses, agir com eficácia nas ações de ajuda humanitária com ações que contemplem um atendimento de pronta resposta na mitigação das necessidades detectadas seja abrindo a campanha para a arrecadação de alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene pessoal, material de limpeza, colchões ou solicitando apoio financeiro para adquiri-los.

No ano de 2022 a instituição inovou com o lançamento do Cartão Humanitário, que tem por objetivo trabalhar a dignidade e autonomia de pessoas em vulnerabilidade e situação emergencial. Com recargas únicas no valor de R$250,00, as famílias beneficiadas são contempladas com a transferência direta e pontual de renda, além de movimentar a economia local em cidades atingidas. Essa ação é feita em parceria com o CRAS de cada localidade e Defesa Civil, possibilitando que o público alvo seja diretamente atendido.

“É muito importante a nossa transparência, não só nesta campanha, mas em todas as outras. As pessoas depositam em nós a confiança que a gente vá entregar de fato o produto ou o dinheiro que ela doou”, finalizou o presidente Ricardo Márcio.