Cartão humanitário: nova etapa do SOS Chuvas 2022 tem foco em doações via PIX

Cartão humanitário: nova etapa do SOS Chuvas 2022 tem foco em doações via PIX

Após mais de 280 mil quilos de donativos arrecadados e distribuídos na Campanha SOS Chuvas 2022, a Cruz Vermelha Brasileira - Filial MG inicia uma nova etapa para ajudar as famílias atingidas pela chuva em todo o estado.


Lançado em 21 de janeiro deste ano, o Cartão Humanitário é uma ação inédita da instituição e visa trabalhar a dignidade e autonomia de pessoas em vulnerabilidade e em situação emergencial. Além disso, ao contemplar famílias com um cartão que utiliza um programa de transferência direta, há a movimentação econômica da região, que impactará de maneira positiva o comércio local das comunidades atingidas.


Doações de alimentos, kits de limpeza e higiene pessoal foram importantes e pontuais
Conforme dados apurados pela CVB-MG sobre as arrecadações obtidas durante a primeira fase da campanha SOS Chuvas Minas Gerais, mais de 4900 famílias foram beneficiadas com os alimentos, kits de higiene pessoal e de limpeza. Entre os municípios que receberam estas doações, estão: Pedro Leopoldo, Jeceaba, Novorizonte, Betim, Ribeirão das Neves, Divinópolis, Mário Campos, Juatuba, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Rio Manso, Bonfim, Governador Valadares, Raposos, Brumadinho, Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia. Além destes, a coordenação da CVB-MG de Governador Valadares atuou na cidade, enquanto a coordenação de Mariana distribuiu doações em Ouro Preto, Ponte Nova, São Pedro dos Ferros e Barra Longa. Para o presidente da Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais, Ricardo Márcio, “a contribuição de todos tornou possível a nossa ação de forma coordenada e rápida, além de permitir que muitas famílias fossem beneficiadas com itens básicos.”

Cartão Humanitário é ação pioneira e irá dar continuidade ao SOS Chuvas Minas Gerais
A decisão da CVB-MG em criar uma nova etapa no SOS Chuvas partiu de uma sequência de estudos que considera otimizar recursos e dar maior autonomia aos beneficiados. Devido aos altos custos que envolvem armazenamento, aquisição, separação, empacotamento e logística de distribuição, optar pela recarga de cartões alimentação possibilita uma resposta mais rápida e efetiva para as famílias que aguardam por doações. Além disso, o Cartão Humanitário consegue também contemplar os pequenos comerciantes que sofrem diretamente com a queda do poder aquisitivo de seus clientes, e permite que as famílias tenham autonomia para a compra nos seus estabelecimentos de preferência. “Dessa forma, permitimos que a economia local continue funcionando, que estabelecimentos importantes para essas famílias não fechem as portas”, afirma Ricardo Márcio. Outro ponto importante diz respeito à autonomia, uma vez que o cartão humanitário permite que o chefe de família decida quais as prioridades que irão melhor atendê-lo em um momento tão complicado.

Como doar para o cartão humanitário
Para doar qualquer valor para o Cartão Humanitário da CVB-MG basta realizar um Pix para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Todos os valores recebidos serão destinados às recargas dos cartões, que serão posteriormente distribuídos a partir de uma análise e seleção de cidades e famílias atingidas, seguindo as orientações do CRAS de cada cidade e Defesa Civil.
Os parceiros da ação, juntamente com a Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais são: Governo do Estado de Minas Gerais através do Programa Recupera Minas, CDL/BH, Grupo Líder, AMIS, Grupo Mulheres do Brasil e RHI Magnesita.

Dúvidas sobre o Cartão Humanitário da CVB-MG
O que é o cartão humanitário?
O Cartão Humanitário é um benefício de transferência de renda, através de um vale alimentação de valor único de R$250, que será entregue, neste primeiro momento, para atingidos pela chuvas em Minas Gerais.

Quantos cartões serão distribuídos?
A expectativa da CVB-MG é contemplar 5000 famílias de Minas Gerais.

Como serão escolhidos os beneficiados?
Pessoas que foram cadastradas no CADúnico de seu município e que foram afetadas pelas chuvas. Serão contempladas cidades com menor IDH do estado, pela ordem.

Posso me cadastrar na Cruz Vermelha?
Não. A Cruz Vermelha irá distribuir os cartões sob a orientação do CRAS de cada cidade.

Onde o cartão será utilizado?
Em qualquer estabelecimento ou supermercado onde são aceitos os cartões da Sodexo, para compra de alimentos, itens de higiene ou limpeza, entre outros.

É possível comprar em vários lugares em momentos diferentes?
Sim. Enquanto houver saldo no cartão, no período de 90 dias após a entrega, o beneficiado tem autonomia para decidir onde e o que comprar.