Image

Últimas notícias

Noticias e novidades

Cartão humanitário: mais 15 cidades estão no cronograma de doações da CVB-MG

Cartão humanitário: mais 15 cidades estão no cronograma de doações da CVB-MG

A entrega dos cartões humanitários da Campanha SOS Chuvas 2022 da Cruz Vermelha Brasileira - Filial MG entra em seu segundo mês com um cronograma de mais 15 cidades.

Na rota, estão São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Piedade de Caratinga, Caputira, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Jequeri, Pedra Bonita, Angelândia, Patos de Minas, Riachinho, Chapada Gaúcha, Itacarambi e Januária.

Abrangendo municípios do Norte de Minas, Vale do Aço, Alto Paranaíba, Vale do Mucuri e Zona da Mata, a iniciativa dá continuidade ao projeto da CVB-MG que tem por objetivo levar autonomia e movimentação do comércio local em cidades que sofreram com as chuvas no final de 2021 e início de 2022.

No total, a expectativa é de entregar cerca de 3.000 cartões para famílias de baixa renda, através dos cadastros realizados pelo CRAS de cada município.


Como funciona o cartão humanitário da CVB-MG

O cartão humanitário é um projeto que busca otimizar os recursos recebidos pela CVB-MG, diminuindo assim os custos que envolvem armazenamento, aquisição, separação, empacotamento e logística da entrega das doações físicas.

Isso porque os cartões possuem um valor único de R$250 e são abastecidos através de doações que são recebidas pela instituição no PIX Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Além disso, o projeto envolve uma forma moderna de assistência social, que dá autonomia para que cada família decida suas prioridades de compra, priorizando também o comércio local a gerar renda e emprego.

Após mais de 280 mil quilos de donativos arrecadados e distribuídos, a implementação do cartão humanitário é uma iniciativa onde a CVB-MG busca atingir 5000 mil famílias em todo o estado de Minas Gerais.

Principais dúvidas sobre o cartão humanitário

Os parceiros da ação, juntamente com a Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais são: Governo do Estado de Minas Gerais através do Programa Recupera Minas, CDL/BH, Grupo Líder, AMIS, Grupo Mulheres do Brasil e RHI Magnesita. Abaixo, um FAQ com as dúvidas mais frequentes sobre o cartão humanitário.


O que é o cartão humanitário?

O Cartão Humanitário é um benefício de transferência de renda, através de um vale alimentação de valor único de R$250, que será entregue, neste primeiro momento, para atingidos pela chuvas em Minas Gerais.

Quantos cartões serão distribuídos?

A expectativa da CVB-MG é contemplar 5000 famílias de Minas Gerais.

Como serão escolhidos os beneficiados?

Pessoas que foram cadastradas no CADúnico de seu município e que foram afetadas pelas chuvas. Serão contempladas cidades com menor IDH do estado, pela ordem.

Posso me cadastrar na Cruz Vermelha?

Não. A Cruz Vermelha irá distribuir os cartões sob a orientação do CRAS de cada cidade.

Onde o cartão será utilizado?

Em qualquer estabelecimento ou supermercado onde são aceitos os cartões da Sodexo, para compra de alimentos, itens de higiene ou limpeza, entre outros.

É possível comprar em vários lugares em momentos diferentes?

Sim. Enquanto houver saldo no cartão, no período de 90 dias após a entrega, o beneficiado tem autonomia para decidir onde e o que comprar.


Imprimir   Email

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200