Image

Últimas notícias

Noticias e novidades

Quer ser voluntário da Cruz Vermelha em MG? Saiba como se inscrever.

Quer ser voluntário da Cruz Vermelha em MG? Saiba como se inscrever.

A Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais representa, no estado, a maior instituição humanitária do mundo. E dentre seus 7 princípios, o Voluntariado se destaca, por ser uma mola propulsora de todas as ações realizadas na instituição.

Ser voluntário da Cruz Vermelha é dedicar seu tempo, habilidades e energia para ajudar pessoas em situações de crise, desastres naturais e outras emergências. Por isso, se você quer saber como se tornar voluntário da Cruz Vermelha e ajudar outras pessoas, confira este texto exclusivo que preparamos para você e boa leitura!

Afinal, o que é o trabalho voluntário?

Antes de explicarmos como se tornar voluntário da Cruz Vermelha, é importante relembrar o conceito de voluntariado. De modo geral, o trabalho voluntário é o conjunto de atividades de interesse social e comunitário que possui um objetivo comum. Além disso, ele não se vincula a nenhuma remuneração ou lucro e visa sempre o bem-estar social.

Quais atividades um voluntário da Cruz Vermelha pode executar em Minas Gerais?

Atualmente, a CVB-MG possui 3 coordenações em Minas Gerais, sendo a sede em Belo Horizonte e unidades em Governador Valadares e Mariana. Ou seja, os voluntários podem se inscrever para atuar nas 3 localidades, conforme demanda e ações realizadas pela instituição.

De modo geral, os voluntários da Cruz Vermelha possuem uma infinidade de opções na atuação, desde a atuação em campanhas de conscientização, distribuição de alimentos e donativos, organização de cestas básicas, roupas de cama e itens de higiene, entre outros.

Ao se inscrever para o voluntariado, a CVB-MG solicita que o interessado informe as possíveis áreas de atuação, conforme sua disponibilidade e expertise.

E acredite: temos alternativas que permitem que todas as pessoas, de qualquer idade, possam ser voluntárias da Cruz Vermelha em Minas Gerais.

O que é preciso para ser voluntário da Cruz Vermelha?

Na Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais, o passo a passo para se tornar voluntário é:

1 | Assistir ao vídeo institucional para conhecer sobre a CVB-MG;

2 | Realizar a inscrição na guia Voluntariado do nosso portal;

3 | Preencher o formulário com informações completas e escolher a cidade onde será feito o curso de formação;

4 | Aguardar o contato da equipe da CVB-MG para informar a data e horário do curso de formação;

5 | Realizar o Curso Básico de Formação Institucional (CBFI), que é realizado periodicamente, de modo online e gratuitamente;

6 | Acompanhar as ações realizadas pela CVB-MG através dos grupos internos de Whatsapp e se voluntariar a participar das que forem possíveis.

 

Onde fazer trabalho voluntário em Belo Horizonte?

A Cruz Vermelha é uma opção confiável, humanizada e com reputação positiva em todo o mundo, para quem deseja fazer trabalho voluntário em Belo Horizonte. Além disso, ela atua em parceria com outras instituições e órgãos, tornando as ações humanitárias muito mais ativas e abrangentes.

Quanto ganha um voluntário da Cruz Vermelha?

O trabalho voluntário na Cruz Vermelha de Minas Gerais, assim como o de qualquer outro voluntariado, não possui remuneração. Em contrapartida, além de contribuir com ações de impacto social em todo o estado, a CVB-MG arca com quaisquer despesas ou custos que se relacionam ao deslocamento, hospedagem ou alimentação, em caso de convocação de voluntários aptos a atuar em determinada ação.

 

Quais as vantagens de ser voluntário da CVB-MG?

Os benefícios do voluntariado vão muito além do que todos pensam. Afinal, de acordo com pesquisa do Relatório Mundial sobre a Felicidade, o voluntariado deixa as pessoas muito mais felizes e melhora a saúde de quem o pratica. Além disso, ser voluntário da Cruz Vermelha é ter a oportunidade de:

1 | Impactar positivamente e fazer uma diferença real na vida das pessoas, oferecendo ajuda e apoio em situações de emergência e crise;

2 | Desenvolver e aprimorar habilidades valiosas, como trabalho em equipe, liderança, comunicação eficaz, primeiros socorros e gestão de crises.;

3 | Contribuir para o bem-estar de outras pessoas e comunidades pode trazer uma grande satisfação pessoal e um senso de propósito;

4 | Aprender de modo contínuo e se expor a diferentes culturas e experiências enriquecedoras que podem ampliar sua perspectiva de mundo;

5 | Conhecer pessoas com interesses semelhantes, criar redes de contatos e estabelecer conexões significativas em um ambiente de apoio e colaboração;

6 | Escolher atividades que se alinhem com seus interesses, habilidades e disponibilidade de tempo;

7 | Ser reconhecido e apreciado pela sua contribuição, tanto pela organização quanto pelas pessoas que você ajudou, o que pode ser extremamente gratificante.

 

 


Imprimir   Email

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200