Image

Últimas notícias

Noticias e novidades

Primeiros Socorros: Tire suas dúvidas sobre o curso da CVB-MG

Primeiros Socorros: Tire suas dúvidas sobre o curso da CVB-MG

O curso de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais é um dos mais importantes e conceituados da área em todo o estado. Afinal, a instituição está presente desde 1914 em Minas Gerais, e representa a maior instituição humanitária do mundo na região.

Além disso, a CVB-MG é referência no segmento por atuar em diversas ações de ajuda humanitária, o que torna seu curso de Primeiros Socorros uma forma eficaz de obter capacitação para situações emergenciais ou de urgência.

Neste conteúdo exclusivo, iremos explicar as principais dúvidas sobre o curso e apresentar os diferenciais da CVB-MG para quem busca um curso de Primeiros Socorros. Confira conosco e boa leitura!

 

Afinal, o que é um curso de primeiros socorros?

Os primeiros socorros são um conjunto de procedimentos simples que podem ser realizados imediatamente após um acidente ou doença súbita. De modo geral, eles têm o objetivo de manter a vida e preservar o bem-estar da vítima até a chegada de assistência médica profissional.

Sendo assim, esses procedimentos podem ser aplicados em diversas situações, como cortes, queimaduras, engasgos, fraturas e até mesmo em paradas cardiorrespiratórias.

 

Importância de saber primeiros socorros

A aplicação adequada dos primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida e a morte, aliviar dores e prevenir complicações. Por isso, é fundamental que as pessoas tenham conhecimentos básicos sobre o assunto e estejam preparadas para agir em situações de emergência.

Em resumo, os primeiros socorros envolvem a avaliação inicial da vítima, o acionamento de ajuda médica e a garantia de proteção e conforto. Além disso, eles abrangem a realização de manobras de reanimação cardiopulmonar, se necessário, e a aplicação de técnicas específicas para cada tipo de lesão.

É importante ressaltar que os primeiros socorros não substituem o atendimento médico profissional, mas são fundamentais para proporcionar assistência imediata e aumentar as chances de recuperação da vítima. Portanto, é recomendado que todos busquem conhecimentos básicos em primeiros socorros, por meio de cursos e treinamentos, a fim de estar preparados para agir de forma rápida e eficiente em situações de emergência.

 

Qual o valor de um curso de Primeiros Socorros?

Na CVB-MG, o valor do curso de Primeiros Socorros depende do Módulo a ser realizado. Por exemplo, o Módulo I possui o valor de investimento de R$190, enquanto os Módulo II e III custam R$350.

Os valores são referentes ao curso presencial, de acordo com a tabela vigente em novembro de 2023. Por isso, é importante conferir possíveis atualizações na página de Cursos da CVB-MG.

 

Quem faz o curso de Primeiros Socorros pode trabalhar no SAMU?

Não. Muitos confundem o curso livre de Primeiros Socorros com o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Ainda que ambos tenham o mesmo objetivo, é importante saber a diferença entre APH e Primeiros Socorros.

Em resumo, o APH é aquele realizado por um profissional da área médica, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões). Por sua vez, o curso de Primeiros Socorros pode ser feito por qualquer pessoa que deseja aprender instruções básicas para salvar vidas.

 

Onde fazer um curso de Primeiros Socorros?

Na CVB-MG, é possível realizar o curso de Primeiros Socorros em três módulos complementares. No Módulo I, é ensinado as informações básicas sobre esse tipo de atendimento. Já nos módulos II e III, há técnicas específicas para aprofundar no assunto.

Para entender melhor sobre cada um deles, clique aqui.

 

Qual a validade de um curso de Primeiros Socorros?

O curso de Primeiros Socorros da CVB-MG tem validade de 2 (dois) anos. Após isso, é importante a atualização do curso, a fim de se manter ciente sobre as principais práticas de primeiros socorros em situações de urgência e emergência.

 

O que é ensinado no curso de Primeiros Socorros?

Os cursos de Primeiros Socorros da CVB-MG possui, entre os principais conteúdos do cronograma, os seguintes aprendizados:

  • Módulo I | Abrange introdução aos primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, parada cardiorrespiratória (PCR em adulto, criança e bebê) e outras emergências clínicas como engasgo e pequenas hemorragias;
  • Módulo II | Aqui o aluno tem introdução a cinemática do trauma, hemorragias, tipos de feridas, amputações, esmagamentos, queimaduras, traumatismo cranioencefálico, estabilização, mobilização e transporte e emergências clínicas médias;
  • Módulo III | Por fim, no terceiro módulo, o aluno de primeiros socorros aprende sobre avaliação geral da cena, choque elétrico, lesões musculoesqueléticas, afogamento, animais peçonhentos, parto de emergência e extração rápida e retirada de capacete.

É importante explicar que cada módulo só pode ser realizado após a conclusão do anterior.

 

Primeiros socorros e Lei Lucas são a mesma coisa?

Sim. Contudo, o curso Lei Lucas, ministrado também na CVB-MG, tem foco no atendimento de crianças e adolescentes. Além disso, ele é obrigatório para pessoas que trabalham em escolas, creches, espaços de recreação, entre outros e tem a validade de 1 (um) ano. Após isso, é importante a atualização do curso.

Na CVB-MG, o curso Lei Lucas acontece apenas sob demanda de empresas ou instituições, enquanto o curso de Primeiros Socorros pode ser feito mediante matrícula de qualquer pessoa com idade superior a 18 anos.

 

Quais os 7 procedimentos dos Primeiros Socorros?

Os primeiros socorros são procedimentos realizados no local onde ocorreu uma emergência médica ou acidente, com o intuito de preservar a vida da vítima até a chegada de assistência médica profissional. Para isso, existem vários procedimentos, onde se destacam os 7 abaixo:
1. Avaliação da cena
Antes de qualquer intervenção, é essencial avaliar a segurança do ambiente, identificando riscos adicionais e tomando as medidas necessárias para proteger a vítima e a si mesmo.

2. Verificação dos sinais vitais
Verificar se a vítima está consciente, respirando normalmente e possui pulso. Em caso de ausência desses sinais, é necessário iniciar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) imediatamente.

3. RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar)
Se a vítima não estiver respirando ou não possuir pulso, é necessário iniciar a RCP imediatamente. Essa técnica envolve compressões torácicas intercaladas com ventilações para manter a circulação sanguínea e oxigenação adequadas.

4. Controle de hemorragias
Em casos de hemorragias externas severas, é importante aplicar pressão direta sobre o local da lesão usando gazes ou panos limpos. Isso ajuda a controlar o sangramento até que a assistência médica especializada chegue.

5. Imobilização de fraturas
Se houver suspeita de fratura, não se deve mover a vítima desnecessariamente. É importante imobilizar a área afetada com uma tala improvisada ou utilizando materiais disponíveis, como pedaços de madeira ou jornal dobrado.

6. Tratamento de queimaduras
Em caso de queimadura, é preciso resfriar a área afetada com água corrente fria por pelo menos 10 a 20 minutos. Evite colocar gelo diretamente na queimadura.

7. Transporte adequado após primeiros socorros
Se houver necessidade de transporte da vítima, é importante fazê-lo de forma cuidadosa e apropriada para evitar piorar lesões existentes. Use macas ou improvise com materiais disponíveis como lençóis ou tábuas.

 

Quais os diferenciais da Cruz Vermelha no curso de primeiros socorros?

Ainda que várias instituições ofereçam em Minas Gerais o curso de Primeiros Socorros, a CVB-MG possui diferenciais importantes que irão te ajudar a escolhê-la. Como por exemplo, a credibilidade da instituição, que atua em todo o mundo e tem reconhecimento global.

Além disso, ao realizar o curso de primeiros socorros em nossa instituição, você contribui com a causa humanitária e ainda tem treinamento de qualidade e certificado reconhecido internacionalmente.
Por fim, nossos instrutores são altamente qualificados, uma vez que utilizam do conhecimento no dia a dia para ações da CVB-MG.


Imprimir   Email

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200