
CVB-MG receberá doações via Banco de Alimentos da Prefeitura de BH
Aconteceu hoje (20), a assinatura do contrato de parceria entre a Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais e a Prefeitura de Belo Horizonte, que permitirá que a instituição de ajuda humanitária possa receber continuamente doações de alimentos via o programa Banco de Alimentos, vinculado à Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da capital mineira.
A partir da parceria, a CVB-MG espera potencializar suas ações humanitárias e atender mais pessoas em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar na cidade. Juntamente a representantes da Prefeitura de BH, estiveram presentes na assinatura da parceria pela CVB-MG, a Gerente de Projetos Wil Costa e a Gerente de Projetos Sociais Cristiane Monteiro.
As primeiras doações foram recebidas pela equipe da CVB-MG, que também ouviu orientações da auxiliar de cozinha do projeto, Rosângela de Moura. Na ocasião, Rosângela explicou a logística de entregas, periodicidade e deu dicas sobre melhor aproveitamento dos alimentos perecíveis com um bloco exclusivo de receitas e um guia de boas práticas de manipulação de alimentos.
Sobre o programa Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos de Belo Horizonte é um programa de política pública que foi implementado pela prefeitura municipal em 2003, como parte da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN). Com o objetivo de contribuir para a redução da insegurança alimentar da população belo-horizontina em situação de vulnerabilidade social e nutricional, o Banco de Alimentos realiza doação de alimentos e promove ações educativas de estímulo à responsabilidade social e do estabelecimento de parcerias entre governo, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.
Para isso, o programa se apoia em dois pilares, que são:
- Uma rede constituída de doadores fixos e eventuais, entre estabelecimentos comerciais, centrais de distribuição e pessoas físicas;
- Outra rede formada por instituições cadastradas para receber as doações de alimentos. Desta, a CVB-MG passa a fazer parte a partir de agora.
Ações da CVB-MG com as doações recebidas pelo Banco de Alimentos
Conforme regras estabelecidas pelo programa Banco de Alimentos, as doações encaminhadas periodicamente à CVB-MG serão recebidas, organizadas e distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social dentro de Belo Horizonte.
Na prática, isso significa que a Cruz Vermelha poderá potencializar a disponibilidade de lanches e alimentação para os jovens aprendizes, Grupo Aconchego, colaboradores e participantes dos cursos ministrados pela instituição.
A entrega e acompanhamento das ações de distribuição da CVB-MG através do programa Banco de Alimentos seguirá, conforme demais práticas de compliance e governança da instituição, os princípios de transparência, ética e humanidade que sempre pautou a atuação da Cruz Vermelha nos 109 anos de existência em Minas Gerais.
Acessos: 60