Últimas notícias

Noticias e novidades

CVB-MG e Servas lançam juntos campanha SOS Chuvas 2023 para Minas Gerais

CVB-MG e Servas lançam juntos campanha SOS Chuvas 2023 para Minas Gerais

A campanha deste ano é uma parceria entre a Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais e o Serviço Social Autônomo - Servas, duas instituições que já atuam através de ações de causa humanitária em todo o estado de Minas Gerais.

O SOS Chuvas 2023 contará ainda com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, do Ministério Público e da Defesa Civil estadual. Além disso, empresas dos mais diferentes segmentos poderão novamente participar da campanha através de doações ou parcerias pontuais.

"É triste dizer isso, mas é a realidade. Todos os anos a gente já sabe que vários municípios do Estado serão afetados e que milhares de pessoas vão precisar de nós.” | Ricardo Márcio (Presidente Estadual da CVB-MG)

 

Evento demonstrou união em prol da solidariedade

O planejamento da campanha SOS Chuvas 2023 se orientou através das ações realizadas tanto pela CVB-MG quanto pelo Servas, em anos anteriores. Para o Presidente Estadual da CVB-MG Ricardo Márcio, “a cada ano que passa, a busca é para aprimorar a forma de atuação para ser o mais eficaz, eficiente e rápido possível.”

Por isso, a parceria com o Servas inicia um momento histórico na campanha SOS Chuvas em Minas Gerais.

Para a Presidente do Servas Elizabeth Jucá, só o trabalho coordenado e conjunto trará os resultados que irão fazer a diferença na vida de quem realmente precisa. “Hoje nós estamos aqui para darmos as mãos: Cruz Vermelha, Servas, Ministério Público, Defesa Civil e vocês. Sem o apoio das empresas, da sociedade civil, nós não vamos conseguir trabalhar”, afirmou Elizabeth.

Em 2022, a CVB-MG e o Servas atuaram incansavelmente para minimizar o sofrimento dos mineiros atingidos pelas chuvas em todo o estado. Contudo, a expectativa é que tudo possa ser potencializado e seja capaz, inclusive, de abranger muito mais pessoas.

Cartão humanitário será o diferencial na campanha SOS Chuvas 2023

Na campanha de 2022, a CVB-MG conseguiu distribuir 5.044 cartões humanitários para chefes de famílias atingidas pela chuva. A ação pioneira veio de encontro a um planejamento de ajuda humanitária que busca otimizar recursos e dar maior autonomia aos beneficiados.

Devido aos altos custos que envolvem armazenamento, aquisição, separação, empacotamento e logística de distribuição, optar pela recarga de cartões alimentação e outros benefícios possibilitou uma resposta mais rápida e efetiva para as famílias que aguardavam por doações.

Além disso, o Cartão Humanitário conseguiu também contemplar os pequenos comerciantes que sofreram diretamente com a queda do poder aquisitivo de seus clientes, e permitiu que as famílias tivessem autonomia para a compra nos seus estabelecimentos de preferência.

“Dessa forma, permitimos que a economia local continuasse funcionando e que estabelecimentos importantes para essas famílias não fechassem as portas”, afirma Ricardo Márcio.

Outro ponto importante foi sobre a autonomia, uma vez que o cartão humanitário permitiu que o chefe de família decidisse quais as prioridades que iriam melhor atendê-lo em um momento tão complicado. Na campanha anterior, aproximadamente 25 mil pessoas foram impactadas com a distribuição do cartão humanitário.

SOS Chuvas 2023 se inicia em momento decisivo em Minas Gerais

Anualmente, o período que compreende entre o início de novembro até meados de março, costumam ser mais preocupantes em Minas Gerais. Isso porque, conforme mostram os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são quando os principais fenômenos de desastres naturais acontecem devido às chuvas mais intensas ou prolongadas.

No último ano,de acordo com informações oficiais da Defesa Civil do estado de Minas Gerais, foram mais de 140 municípios atingidos, com 13.756 pessoas desalojadas, 3.481 pessoas desabrigadas, mais de 200 pessoas feridas e 19 mortes.

Já na primeira quinzena de novembro de 2023, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) reconheceu a situação de emergência de 26 municípios e, até o momento, 553 pessoas ficaram desabrigadas, 2369 tiveram de sair definitivamente de suas residências e houve o primeiro óbito, na cidade de Piraúba.

Municípios mineiros como Alfenas, Carandaí, Monte Santo de Minas, Alto Rio Doce, Barbacena, São Gonçalo do Sapucaí, Muriaé e Senador Firmino são alguns dos atingidos que já constam no Boletim Oficial da Defesa Civil.

Por esse motivo, o lançamento da campanha SOS Chuvas 2023 se faz urgente e importante a fim de realizar as ações que irão contribuir para a ajuda humanitária em todo o estado de Minas Gerais.




Imprimir   Email

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Sem Imagens
Sem Imagens

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200