Últimas notícias

Noticias e novidades

CVB-MG como Casa de Passagem

CVB-MG como Casa de Passagem


A Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais, recebeu na última quarta-feira (22/6) mais 7 venezuelanos que foram trazidos em parceria com o Exército Brasileiro para serem acolhidos na instituição, que funciona como Casa de Passagem.

A recepção foi realizada por colaboradores voluntários, que preparam um ambiente acolhedor e humanizado, a fim de minimizar todo o sofrimento de pessoas que, por questões de violação de direitos humanos, precisaram sair de seu país de origem.

Na CVB-MG, eles passarão por um processo de interiorização, que acontece após etapas realizadas por outros órgãos.


Parceria da CVB-MG faz parte do projeto Acolhida, criado em 2018 pelo Governo Federal

A ação da CVB-MG como Casa de Passagem é apenas um dos momentos do acolhimento de refugiados no Brasil.

Após a recepção, orientação, identificação e regularização migratória de todos os refugiados, pretende-se com a iniciativa garantir os direitos essenciais e humanitários de cada pessoa.

De acordo com agências da ONU, o número de venezuelanos que deixaram o país ultrapassa 5 milhões de pessoas e o Brasil seria o quinto destino procurado por eles.

Uma grande força-tarefa humanitária acontece com o apoio da Cruz Vermelha e órgãos como Forças Armadas, Ministério da Cidadania; Polícia Federal; Receita Federal; Defensoria Pública da União (DPU); Tribunal de Justiça de Roraima; Organização Internacional para as Migrações (OIM); Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

 

 


Imprimir   Email

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Sem Imagens
Sem Imagens

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200