Image

Últimas notícias

Noticias e novidades

Ação Jovem: saiba tudo como funciona o jovem aprendiz da CVB-MG

Ação Jovem: saiba tudo como funciona o jovem aprendiz da CVB-MG

O programa Ação Jovem da Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais é referência no encaminhamento de jovens aprendizes para o mercado de trabalho em todo estado. Afinal, ele funciona há quase 50 anos na instituição e possui foco multidisciplinar que vai muito além do emprego.

Contudo, é comum muitos jovens terem dúvidas sobre o programa. Por exemplo, como se cadastrar, quais são as etapas de inscrição ou o tempo de permanência.

Por isso, preparamos esse conteúdo exclusivo para quem deseja ser jovem aprendiz da CVB-MG e não sabe como fazer. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é um programa de jovem aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz no Brasil é regulamentado pela Lei nº 10.097/2000, também conhecida como Lei da Aprendizagem. De modo geral, essa lei estabelece determinações sobre a contratação de jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes em empresas públicas ou privadas.

De acordo com a Lei da Aprendizagem, as empresas com mais de sete funcionários têm a obrigação de contratar um número de aprendizes equivalente a 5% a 15% do seu quadro de funcionários, dependendo do porte da empresa e da atividade econômica. Esse percentual pode ser ajustado por acordos e convenções coletivas.

Por isso, o programa Jovem Aprendiz tem como objetivo proporcionar aos jovens a oportunidade de ingressar e se capacitar no mercado de trabalho, conciliando a educação e a formação profissional. A lei também prevê que as empresas devem oferecer aos aprendizes um programa de aprendizagem que combine a formação teórica em instituições de ensino e a prática ocorrendo nos locais de trabalho.

O que é o programa Ação Jovem da CVB-MG?

O Ação Jovem é o nome que a CVB-MG deu para seu programa voltado para os jovens aprendizes. Ele possui foco no fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência de adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho, conforme orienta a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Onde se inscreve para Jovem Aprendiz?

Para se tornar um jovem aprendiz da CVB-MG, a inscrição é realizada na página Programas Sociais do nosso portal. Basta clicar nela e ler todas as informações referentes ao programa. Após isso, conferir a documentação que será exigida e clicar em "Faça a sua inscrição".

Caso haja alguma dúvida durante o processo de inscrição, é só contatar a equipe da CVB-MG através dos nossos canais oficiais.

Quais os direitos de um jovem aprendiz?

Os aprendizes têm direito a todos os benefícios trabalhistas previstos em lei, como salário mínimo proporcional às horas trabalhadas, férias, 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e também a um contrato de trabalho especial com duração máxima de dois anos.

Contudo, é importante conferir a modalidade de contratação. Na CVB-MG ele pode ser de jovem aprendiz ou adolescente trabalhador.

Vantagens de ser jovem aprendiz

São várias as vantagens de se tornar um jovem aprendiz na CVB-MG. Por exemplo:

1. Oportunidade de aprendizado | Como jovem aprendiz, você terá a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos dentro de uma empresa, desenvolvendo habilidades que serão úteis ao longo de sua carreira.

2. Experiência profissional | Ser um jovem aprendiz proporciona a oportunidade de ganhar experiência no ambiente de trabalho, o que pode aumentar suas chances de encontrar empregos futuros e abrir portas para o seu desenvolvimento profissional.

3. Networking | Ao trabalhar como jovem aprendiz, você terá a oportunidade de interagir e estabelecer contatos com profissionais da área, expandindo sua rede de contatos e criando conexões que podem ser valiosas no futuro.

4. Desenvolvimento de habilidades | O programa de aprendizagem oferece a chance de desenvolver habilidades específicas relacionadas à área de atuação, bem como habilidades pessoais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

5. Inclusão social | O programa Jovem Aprendiz visa promover a inclusão social de jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes a chance de ingressar no mercado de trabalho, adquirir autonomia financeira e construir um futuro promissor.

Quanto tempo leva para ser chamado após se cadastrar como Jovem aprendiz

Essa resposta depende. Afinal, o cadastro de jovem aprendiz significa que o inscrito passa a fazer parte de um banco de dados que fornecemos à empresa sempre que elas procuram esse tipo de vaga.

Em resumo, nós atendemos mais jovens do que há vagas disponíveis, mas estar em nosso banco de dados é a forma mais efetiva de participar de processos seletivos em diversas empresas, de acordo com o seu perfil. Não é possível determinar um tempo exato, mas sempre trabalhamos para conseguir mais parceiros e aumentar o número de vagas.

Idade para jovem aprendiz

No Ação Jovem da CVB-MG, a idade para jovem aprendiz é entre 15 anos e 3 meses e 16 anos e 3 meses. Ou seja, caso alguém com idade inferior se cadastre, ele precisa aguardar pelo menos completar a idade mínima para participar da capacitação.

Quanto ganha um jovem aprendiz?

A média salarial depende da empresa e do tempo de trabalho. Na CVB-MG, o período para a aprendizagem é de segunda a sexta, de 4 horas e não pode coincidir com o horário de estudo do jovem aprendiz.

Quem pode se inscrever como jovem aprendiz da CVB-MG?

Jovens na idade informada acima, que residam em Belo Horizonte e região metropolitana.

Quais são as etapas para fazer parte do Ação Jovem?

Primeiro é realizado o cadastro online na página da CVB-MG do Ação Jovem. Após isso, a equipe da Cruz Vermelha realiza a triagem das inscrições e convida os jovens para comparecerem com o responsável na instituição, para trazer os documentos necessários.

Em seguida, o jovem passa por uma análise do perfil com um profissional de psicologia e, por fim, realiza o Curso de Capacitação ao Trabalho, de forma presencial, na instituição.

Após isso, ele passa a fazer parte do nosso banco de dados e é convocado a participar de um processo seletivo no momento em que houver uma vaga relacionada ao seu perfil.


Imprimir   Email

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200