Últimas notícias

Noticias e novidades

Ética e transparência são o foco em palestra para Conselheiros e Gerências da CVB-MG

Ética e transparência são o foco em palestra para Conselheiros e Gerências da CVB-MG

Na noite de segunda-feira, dia 19, na sede da Cruz Vermelha Brasileira -MG, ocorreu um  evento relacionado ao tema da atualidade acerca da responsabilidade das organizações sociais em assegurar a integridade reputacional das instituições, seus parceiros, doadores e viabilizadores das ações sociais humanitárias.

O palestrante convidado foi o Professor Doutor André Castro Carvalho, especialista nos temas relacionados à Governança e Compliance, autor e co-autor de 8 livros sobre Compliance Regulatório e Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial, com 19 anos de experiência em assuntos regulatórios, Professor na Faculdade IBMEC-SP e INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa. 

O Dr. André enfatizou que “o acesso a recursos das corporações públicas e privadas para ações humanitárias, cada vez mais está atrelado ao comportamento transparente e de conformidade com as melhores práticas garantidoras da integridade das organizações”.

A CVB-MG, alinhando seus objetivos ao Plano Estratégico da Sociedade Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, tem dado prioridade às iniciativas que incentivam a transparência e solidez das ações e decisões da Instituição.

O Presidente Estadual Ricardo Márcio, seus Vice-Presidentes, Diretores e Conselheiros não têm poupado esforços para garantir recursos e apoio institucional para que a Unidade de Controles Internos e Compliance da CVB-MG possa executar diferentes ações para garantir a conformidade de seus atos.

É importante salientar que o Processo de Reestruturação dos diferentes mecanismos de governança, direção e gestão da CVB-MG estão em andamento com investimentos em capacitação e qualificação da executiva que está à frente deste processo.

Contando com o dinamismo, liderança e incansável trabalho da Gerente de Compliance Julia Tavares não tem medido esforços para se qualificar à frente destas complexas atividades, participando de diferentes cursos e treinamentos intensos em diversas instituições de renome como, por exemplo, a Fundação Dom Cabral  e a KPMG, tendo sido convidada para participar de palestras em entidades como o INSPER . 

Todos sabemos -  e Júlia enfatiza - que a questão do sucesso da integridade é um esforço diário, em cada ato e em cada decisão, e que depende de todos se disporem a “uma mudança de comportamento".  Ela completa que “não se trata somente de técnicas, e sim do envolvimento da alta administração que deve dar o exemplo, e de cada pessoa, sejam voluntários, colaboradores ou conselheiros, que devem ser os agentes da mudança”.

O objetivo de mais este encontro está relacionado à criação e operacionalização do Canal de Denúncias independente da CVB-MG dando continuidade às ações de adequação dos processos que garantem o acesso de todos para alertar e relatar qualquer ato que comprometa a integridade reputacional e patrimonial da CVB-MG diante seus parceiros, beneficiários, funcionários e sociedade em geral.

Compliance e a importância do Canal de Denúncias para a prevenção de ilícitos
Na palestra, o Professor Doutor André Castro Carvalho discorreu sobre a contribuição das práticas de compliance para uma gestão eficiente e que garantem mais confiança nas empresas.

Segundo o Professor André, “nem todas as empresas do terceiro setor entendem sobre a aplicação do Compliance ao optar por uma gestão com total responsabilidade e transparência, a CVB-MG se firma como uma instituição alinhada às práticas modernas de corporativismo ético”.

Para o presidente da CVB-MG Ricardo Márcio, “a palestra proferida é mais um passo no processo de conscientização e educação com foco na excelência da Cruz Vermelha em Minas Gerais, de forma a se criar processos, ações e comportamentos que norteiem todas as ações da instituição”.

Canal de Denúncias da CVB-MG
O Canal de Denúncias da Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais já está no ar e é uma ferramenta que possibilita o relato de quaisquer práticas e condutas ilegais, inadequadas ou que firam nosso Código de Ética. 

A CVB-MG incentiva as denúncias de boa-fé de desvios de conduta de modo a melhorar a cultura da organização quanto à responsabilidade, respeito, integridade e transparência.  

Através das denúncias será possível identificar as áreas que necessitam de aprimoramento, reforçando a cultura corporativa ética, incentivando a comunicação interna de irregularidades de maneira a atenuar ou mitigar multas e penalidades. 

O Canal de Denúncias da CVB-MG garante a confidencialidade da identidade dos denunciantes e de terceiros mencionados na denúncia, impossibilitando o acesso não autorizado a este relato sendo o mesmo gerenciado por uma empresa terceirizada, garantindo desta forma, um serviço imparcial e competente para apuração das denúncias.


Imprimir   Email

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Sem Imagens
Sem Imagens

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200